TRATAMENTOS
Deformidade de dedos menores
Viscossuplementação com Ácido Hialurônico
Focada no alívio dos sintomas da artrose, é um tratamento para restaurar as propriedades visco-elásticas que vão sendo perdidas pelo corpo em função da doença. A aplicação do ácido hialurônico no consultório vai banhar a articulação da região dos joelhos e tornozelos, gerando alívio da dor e melhorando também a movimentação da região.
Geram calosidades dolorosas nos pequenos dedos dificultando o uso de calçados. Levam a alteração do caminhar desenvolvendo-se lentamente.
Se faz necessário a correção da deformidade óssea ou articular causadoras.
Esporão de calcâneo plantar
Coalizão tarsal (Barra óssea)
Queixa frequente dos pacientes "a dor no calcanhar", manifestando-se principalmente ao colocar o pé no chão ao acordar. Trata-se de um processo inflamatório local, onde exercícios de alongamento e calçados adequados podem ajudar a resolver o problema.
União de dois ou mais ossos na região posterior do pé, podendo ser fibrosa com limitação dolorosa dos movimentos ou óssea com bloqueio total dos movimentos, neste caso, a dor se torna constante. O início dos sintomas ocorrem na infância ou adolescência e quando não tratados levam a um pé adulto doloroso.
Esporão de calcâneo posterior
Fasceíte plantar
Inflamação insercional tendinosa (união do tendão com o osso) na região posterior do osso do calcanhar, levando a intensa dor local e dificultando o uso de calçados fechados. Ocorre uma vermelhidão atrás do calcanhar com aumento de volume
Joanete (Halux valgo)
Proeminência na região interna do pé próximo ao primeiro dedo (grande dedo), tendo como a principal causa a hereditariedade. Acomete mais as mulheres que, além deste fator, usam calçados inadequados. É uma deformidade progressiva que pode comprometer os dedos vizinhos. Técnicas atuais fizeram da cirurgia corretiva um tratamento mais seguro nos casos em que há a indicação.
Joanetilho (Joanete de Sastre)
Proeminência óssea na região externa do pé próximo ao quinto dedo (dedo mínimo), às vezes dolorosa que nos casos mais rebeldes está indicada a correção cirúrgica.
Metatarsalgias
São dores na região plantar na parte anterior do pé associada ou não a calosidades, em que outras doenças nesta região podem ser diagnosticadas. O tratamento com palmilhas e calçados adequados estão indicados.
Dor na planta do pé que associada ou não ao esporão de calcâneo causa dor ao início da caminhada ou na primeira pisada. Há processo inflamatório local, geralmente em pacientes com falta de alongamento muscular. O uso de calçados adequados pode minimizar o problema.
Halux rigidus
Limitação ou até bloqueio total da articulação do primeiro dedo (grande dedo) causada por perda da cartilagem nas extremidades ósseas (artrose) levando a um quadro doloroso. Acomete especialmente as mulheres em que a principal queixa é a dificuldade do uso de calçados de salto alto.
Lesões ligamentares de tornozelo
Ocorrem em consequência a traumatismos (torsões) do tornozelo levando a variados graus de comprometimento articular. O inchaço, a dor e a instabilidade desta articulação indicam qual seria a melhor estratégia de tratamento.
Neuroma de Morton
Queixas de dor e formigamento nos dedos centrais que aumentam com o uso de calçados fechados caracterizam esta enfermidade, onde a localização mais comum é entre o terceiro e o quarto dedo. O uso de calçados adequados diminuem os sintomas. O tratamento cirúrgico está indicado onde todas as tentativas de tratamento conservador não apresentam resultados.
Pé plano / Pé chato / Pé plano-valgo (Pronado)
A falta do arco longitudinal do pé, onde a região plantar apóia totalmente no chão e a queda do tornozelo para o lado interno, caracterizam esta deformidade. A formação do arco plantar se inicia em média aos 3 anos de idade e quando isso não ocorre forma-se o pé plano ou chato. O uso de palmilhas corretivas nesta faixa etária pode minimizar o problema. Quando adulto, se funcional não há indicação de tratamento específico.
Pé cavo / Pé cavo-varo (Supinado)
Ao inverso do pé chato, o pé cavo apresenta um execesso de arco longitudinal fazendo com que haja maior apoio na região lateral do pé. As vezes se associa a doenças neuromusculares. Palmilhas usadas na idade infantil estão indicadas. Na idade adulta são usadas para melhor relação da região plantar com o solo. Nos casos graves e limitantes, o tratamento cirúrgico está indicado.
Sesamoidite
Dor localizada na região plantar do primeiro metatarso (próximo ao grande dedo), sítio dos ossos sesamóides. Traumas, inflamações e estresse são algumas causas da dor. A retirada de apoio nesta região com o uso de palmilhas se faz necessário.
Sinovite
Trata-se de um processo inflamatório, que acomete a membrana sinovial das articulações podendo estar associada a infecções. O tratamento específico vai depender da causa como também o prognóstico.
Tendinites
Unha encravada
São processos inflamatórios e degenerativos que acometem os tendões levando a dor, inchaço e incapacidade funcional da região acometida. Nos casos mais graves além da disfunção tendinosa podem ocorrer roturas. Na fase inicial, quando diagnosticado, o tratamento conservador é o de eleição.
São processos inflamatórios com ou sem infecção no canto da unha usualmente no grande dedo, bastante doloroso, dificulta o uso de calçados e higiene. Beneficiam-se com procedimentos sob anestesia local, onde a limpeza e a correção do canto da unha são benéficos.
Artrose de tornozelo e pé
Artrose é uma doença que acomete as articulações levando a quadros dolorosos. A degeneração da cartilagem articular faz com que haja um atrito entre as superfícies ósseas limitando ou bloqueando os movimentos.